LIVROS 1 x FILMES 0





Livros são definitivamente mais interessantes do que filmes. Eles são criativos, detalhistas, aguçam nossa imaginação e causam bem estar a nossa mente. 

As reflexões que podemos chegar com uma boa leitura, dificilmente conseguimos ao assistirmos a filmes. Não que esses não tenham sua beleza, eu também sou uma amante de filmes, mas os livros, ah os livros, esses são especiais! Quando você tem a oportunidade de ler uma obra e depois assiste a um filme, nunca é igual.

Em primeiro lugar, porque a realidade nunca corresponde a nossas expectativas e isso é um fato (E olha que essa afirmação poderia facilmente ser aplicada a outras áreas da nossa vida que não o assunto discorrido aqui no momento), veja a série Divergente de Veronica Roth por exemplo, ficou desconexa, não foi fiel. Ficamos frustrados porque nosso galã é mais bonito na imaginação do que no filme, porque o produtor pulou algumas partes, ou não foi fiel a obra, ou ainda, porque gostaríamos que tivessem ou não mudado o final. Outro exemplo é A saga Crepusculo de Stephenie Meyer, a Bela interpretada pela atriz Kristen Stewart,sem comentários, e a clareira da minha imaginação era muito mais bonita.

Depois, se você inverter essa lógica, começando pelo filme para depois ler o livro, você ficará com a imagem "plantada" dos personagens na sua mente, das paisagens e isso engessa nossa imaginação.Fiz isso com o Hobbit de J. R. R. Tolkien e depois nem quis mais ler o livro, e olha que em O senhor dos Aneis a produção cinemátografica foi bem fiel a obra.
A riqueza de detalhes que o livro explora, se lido depois de assitir ao filme acaba por deixar uma impressão falsa e você vai acabar se sentindo enganado pelo livro ou pelo filme. 

A melhor sensação que uma boa leitura proporciona está nas pequenas coisas, nos detalhes, no sentimento. Você mergulha na história e acaba se sentindo a própria personagem. Nada contra os filmes, falarei de sua beleza em outro momento, mas essa imersão que nos permite analisar os fatos pelo olhar do outro, sem julgamentos, vendo através dos olhos do autor, e é esplendido!

Se você estiver na dúvida entre ler um livro ou assistir um filme, da mesma obra, fique com o livro. Você até pode assistir o filme depois, só para materializar as ideias que você plantou,(caso tenha gostado muito). Mas nem precisa, porque o livro será melhor. Vai por mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÕES

Outlander - Vivendo um amor e a história

     Passei muito tempo sem postar nada no meu blog, estive atualizando minhas leituras e nesse meio tempo me apaixonei por essa série: Outl...